domingo, 12 de agosto de 2012

Bandeira olímpica é passada de Londres ao Rio

LONDRES - A bandeira olímpica foi passada neste domingo pelo prefeito de Londres para o prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, marcando a transferência dos Jogos Olímpicos para o Rio de Janeiro durante cerimônia de encerramento das Olimpíadas de 2012.
 - Matt Dunham/AP
Matt Dunham/AP
A bandeira foi passada das mãos de Boris Johnson para o presidente do Comitê Olímpico Internacional (COI), Jacques Rogge, e depois para Paes.
No encerramento do evento, o Estádio Olímpico de Londres recebeu um show de muita música britânica com ex-integrantes de bandas como The Who, Queen e Oasis, além das presenças de Spice Girls, Fatboy Slim, Annie Lennox, entre outros. O Brasil teve posição de destaque no evento por ser o próximo país-sede da festa. Marisa Monte, B. Negão e Seu Jorge se apresentaram com a companhia do Rei Pelé.

30 medalhas é a aposta do COB para os Jogos Olímpicos do Rio/2016

LONDRES - A previsão de medalhas do Comitê Olímpico Brasileiro (COB) para a Olimpíada do Rio é de 30 medalhas, o dobro do conquistado em Pequim/2008 e do calculado para Londres/2012. Para isso, a entidade aposta que metade dos pódios será obtido por esportes tradicionais do País – vela, judô, atletismo, basquete, vôlei, futebol. O restante viria com investimento pesado em esportes com potencial para um grande número de conquistas.
Ginasta brasileiro Arthur Zanetti - Jonne Roriz/AE
Jonne Roriz/AE
Ginasta brasileiro Arthur Zanetti

O carro-chefe do Brasil daqui a quatro anos será o judô. "Nosso objetivo é sermos a maior potência do mundo no Rio", disse Ney Wilson, diretor técnico da equipe brasileira. "Vamos lutar para termos condições de brigar pelas 14 medalhas em jogo", disse, otimista, o dirigente, que em Londres festejou a maior participação da modalidade em Jogos Olímpicos, com uma medalha de ouro e três de bronze.
Para alcançar esse objetivo ambicioso, o judô brasileiro aposta na equipe, que segundo os técnicos Luis Shinohara e Rosicléia Campos, é jovem e experiente. Sarah Menezes, Felipe Kitadai, Mayra Aguiar e Rafael Silva, medalhistas este ano, são as esperanças para o Rio.
A natação feminina terá um plano de urgência colocado em prática a partir já desta semana, segundo a Confederação Brasileira de Deportes Aquáticos (CBDA). Uma equipe com jovens talentos vai se reunir para treinos específicos e participação em competições internacionais, para tentar melhorar a competitividade do País na modalidade – que não chegou nem perto de medalhas em Londres.
O atletismo também terá investimento pesado para que um time forte possa competir nas provas que serão disputadas no Engenhão. Atletas importantes como Maurren Maggi e Fabiana Murer deverão ser substituídas por novas promessas.
POR EQUIPESOs esportes coletivos (basquete, vôlei, futebol) terão atenção especial, pois serão responsáveis por atrair grande interesse do público. Outras modalidades menos tradicionais serão fortemente incentivadas pelo COB, pelo fato de distribuírem muitas medalhas.
O boxe é uma delas. Depois de quebrar o jejum de 44 anos sem pódio em Londres, a nobre arte planeja partir para cima dos rivais em casa. "Vamos ter um caminho semelhante ao do judô", garante o técnico João Carlos, há 16 anos no comando da seleção brasileira. "Em Londres, tínhamos potencial para seis pódios. No Rio, vamos brigar por medalhas nas 13 categorias (dez no masculino e três no feminino)."
No handebol, a honrosa participação do time feminino, perdendo nas quartas de final para a Noruega, campeã mundial e olímpica, dá crédito para uma grande participação em 2016. O time masculino também ganhará incentivo maior nos próximos quatro anos.
O tae kwon do, com suas oito categorias (quatro no masculino e quatro no feminino) em jogo, é outro candidato a receber uma atenção especial do COB. Assim como as competições de remo e da canoagem.



No encerramento, Londres 'passa bastão' para o Rio

LONDRES - Os Jogos Olímpicos de Londres foram oficialmente encerrados na noite deste domingo, com a cerimônia que aconteceu no Estádio Olímpico e "passou o bastão" para o Rio. Agora, a cidade brasileira passa a ser a capital da Olimpíada, já que receberá o evento daqui quatro anos. Por isso, o Brasil teve espaço considerável na festa que marcou o adeus britânico.
O prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, recebe a bandeira olímpica - Martin Meissner/AP
Martin Meissner/AP
O prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, recebe a bandeira olímpica

Algumas referências à cultura brasileira foram feitas durante a festa, com direito a shows. Foram oito minutos destinados ao Brasil, que foi representado pelos cantores Seu Jorge, BNegão e Marisa Monte, os atletas Robert Scheidt e Maurren Maggi, a modelo Alessandra Ambrósio e até por um gari, Renato Sorriso. Para completar, Pelé também apareceu na festa.
O clima da cerimônia britânica era uma mistura de alívio, pelo sucesso da organização dos Jogos, e orgulho, pela qualidade do evento. O esporte deu espaço à arte e a festa tinha o claro objetivo de mostrar a cultura local, tudo com muita luz e música. No total, foram mais de 4.100 participantes, sendo 3.500 voluntários adultos e 380 crianças.
A primeira parte da cerimônia tratou da cultura britânica. Desde as paisagens de Londres até sensações experimentadas na cidade eram retratadas. A parte musical recebeu muita atenção dos organizadores, que fizeram questão de mostrar os estilos ouvidos no país. Desde roqueiros históricos, como John Lennon e Freddie Mercury, até a nova banda pop One Direction, todos tiveram seu espaço.
A cerimônia começou com um cenário representando Londres, com os principais pontos turísticos da capital inglesa, como a London Eye, a Tower Bridge e o Big Ben. O objetivo era justamente levar os espectadores a uma viagem de um dia pelas ruas da cidade, com o contraste entre as belas paisagens do local e o estresse do trânsito.
Mas a festa estava mesmo voltada à música e os primeiros traços esportivos só começaram a aparecer em meio à apresentação da cantora Emile Sande. No telão, imagens de atletas emocionados por suas vitórias e derrotas durante a Olimpíada. Entre elas, o meia Lucas desolado pela derrota para o México e o judoca Felipe Kitadai, feliz com a medalha de bronze.
Foi então que os porta-bandeiras de cada delegação entraram no estádio. Destaque para o britânico Ben Ainslie, que se tornou o maior velejador olímpico da história ao conquistar sua quarta medalha de ouro, e quinta no total. A bandeira brasileira foi carregada pelo boxeador Esquiva Falcão, um dos principais personagens do País nesta Olimpíada, que conquistou a medalha de prata na categoria até 75kg.
A festa então passou a ser comandada pelos atletas. De forma original, alguns deles surgiam no meio do público e desfilavam pelo campo. Diferentemente da organização na abertura dos Jogos, a entrada dos competidores nesta cerimônia de encerramento se dava de forma mais espontânea. Muitos deles aproveitavam para tirar fotos e alguns até dançavam.
Após a saída dos atletas aconteceu a premiação da maratona, vencida por Stephen Kiprotich, de Uganda, e que teve o Quênia na segunda e terceira colocações, com Bel Kirui e Wilson Kipsang Kiprotich, respectivamente. Mas logo a festa voltou a dar espaço a apresentações artísticas, com um coral de crianças cantando a música "Imagine", de John Lennon - o ex-Beatle, já morto, teve sua imagem projetada no telão em meio a um show de luzes.
Depois de apresentações de George Michael e Kaiser Chiefs, a cerimônia homenageou as modelos britânicas, como Naomi Campbell e Kate Moss. A viagem pela música do país continuou, com Russell Brand cantando Beatles. Jessie J, Tinie Tempah e Taio Cruz desfilaram em carros, interpretando suas músicas. Depois, no palco, cantaram Bee Gees. Na sequência, as Spice Girls e Liam Gallagher, do Oasis, continuaram o show pop.
Após inúmeras apresentações musicais, a bandeira grega foi hasteada e o hino da Grécia foi tocado para dar início ao próximo ciclo olímpico oficialmente. Então foi feita a transferência da bandeira olímpica para as mãos do prefeito do Rio, Eduardo Paes. A bandeira brasileira também foi hasteada, ao lado da grega, e o Hino Nacional mostrava que a Olimpíada já era de responsabilidade do País.

Começou então o show brasileiro, com o gari Renato Sorriso "ensinando" um segurança a sambar e comandando a batucada, ao lado de passistas. A cantora Marisa Monte, vestida de Iemanjá, entrou para interpretar Villa-Lobos, rodeada de índios. O maracatu se juntou à mistura com a chegada de BNegão, que cantou "Maracatu Atômico".
A modelo Alessandra Ambrósio entrou no estádio, seguida pelo cantor Seu Jorge, vestido de sambista a interpretando Wilson Simonal. Em um clima bem carioca, com o calçadão retratado no chão, Seu Jorge, Marisa Monte e BNegão se juntaram para cantar "Aquele Abraço". Então, a grande surpresa da noite: Pelé, que entrou para dar fim à festa brasileira.
Para colocar um ponto final definitivo no ciclo olímpico britânico, o presidente do Comitê Organizador dos Jogos de 2012, Sebastian Coe, fez um discurso emocionado e foi muito aplaudido. "Quando chegou nosso momento, fizemos direito", resumiu. Presidente do Comitê Olímpico Internacional, Jacques Rogge declarou o término oficial da Olimpíada e o apagar da chama olímpica confirmou que Londres já não era mais a capital do esporte.
Para fechar, a banda "The Who" levou o público ao delírio e uma longa queima de fogos coloriu o céu londrino para deixar o clima ainda mais festivo. Agora, a família olímpica só volta a se encontrar em 2016, no Rio.

Orgasmo ajuda a prevenir doenças físicas e mentais, diz estudo

Uma sinfonia do cérebro" ou "um show de fogos artificiais". Estas são alguns dos termos usados pelos cientistas para se referir à resposta do cérebro ao momento do orgasmo. Mas embora o prazer proporcionado por essa sensação seja de conhecimento geral, quais são os benefícios para a saúde?


Magdalena Salamanca, psicanalista especializada em sexo baseada na Espanha, disse à BBC que a ausência do prazer sexual pode provocar doenças e transtornos mentais.

"É importante porque o orgasmo é a satisfação de um dos instintos mais importantes do ser humano, que é o sexual", diz.

Ela destacou ainda que muitos dos problemas de cunho social ou profissional estão vinculados à insatisfação sexual. "Por exemplo, a ansiedade é um dos transtornos mais relacionados com a ausência do orgasmo".

Além disso, a psicóloga Ana Luna disse que "fisiologicamente, a descarga de muitas tensões que o ser humano acumula se produz por meio do orgasmo".

Atividade cerebral

Há alguns meses, cientistas da Universidade de Rutgers, no Estado americano de Nova Jersey, determinaram que o orgasmo ativa mais de 80 diferentes regiões do cérebro.

Utilizando imagens de ressonância magnética do cérebro de uma mulher de 54 anos enquanto tinha um orgasmo, os cientistas descobriram que no ato quase todo o cérebro se torna amarelo, o que indica que o órgão está praticamente todo ativo.

Os níveis de oxigênio no cérebro também refletem um espectro que vai desde o vermelho intenso até um amarelo claro, e isto tem um impacto em todo organismo.

Benefícios para a saúde

"Há outros benefícios porque todo esse sangue oxigenado que flui pelo corpo chega aos microssensores da pele e vai para todos os órgãos", diz a psicóloga Ana Luna.

Já Magdalena Salamanca destaca que a saúde física e psíquica estão muito vinculadas à satisfação sexual proporcionada pelo orgasmo, o que o estudo da Universidade Rutgers parece comprovar.

A pesquisa mostrou como a atividade cerebral iniciada pelo orgasmo se propaga por todo o sistema límbico, relacionado às emoções e à personalidade.

Por isso, psicólogos como Ana Luna acreditam que o orgasmo é uma parte essencial de uma personalidade sadia.

"Quando você não tem orgasmo toda essa energia fica represada", diz a estudiosa, acrescentando que muitas vezes a ausência do prazer sexual torna a pessoa irritadiça, triste, rabugenta e até mesmo com dificuldades para sorrir. BBC Brasil - Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização por escrito da BBC.



Tópicos: Also, Orgasmo, Sexo, Psicologia

QUADRO OLÍMOICO DE MEDALHAS EM LONDRES 2012

Paísouro prata bronze total
1Estados Unidos 462929104
2China 38272287
3Grã-Bretanha 29171965
4Rússia 24253382
5Coreia do Sul 138728
6Alemanha 11191444
7França 11111234
8Itália 891128
9Hungria 84517
10Austrália 7161235
11Japão 7141738
12Casaquistão 71513
13Holanda 66820
14Ucrânia 65920
15Cuba 53614
16Nova Zelândia 53513
17Irã 45312
18Jamaica 44412
19República Checa 43310
20Coreia do Norte 4026
21Espanha 310417
22Brasil 35917
23Bielorrússia 35513
24África do Sul 3216
25Etiópia 3137
26Croácia 3126
27Romênia 2529
28Quênia 24511
29Dinamarca 2439
30Azerbaijão 22610
31Polônia 22610
32Turquia 2215
33Suíça 2204
34Lituânia 2125
35Noruega 2114
36Canadá 151218
37Suécia 1438
38Colômbia 1348
39Geórgia 1337
40México 1337
41Irlanda 1135
42Argentina 1124
43Eslovênia 1124
44Sérvia 1124
45Tunísia 1113
46República Dominicana 1102
47Trinidad e Tobago 1034
48Usbequistão 1034
49Letônia 1012
50Argélia 1001
51Bahamas 1001
52Granada 1001
53Uganda 1001
54Venezuela 1001
55Índia 0246
56Mongólia 0235
57Tailândia 0213
58Egito 0202
59Eslováquia 0134
60Armênia 0123
61Bélgica 0123
62Finlândia 0123
63Bulgária 0112
64Estônia 0112
65Indonésia 0112
66Malásia 0112
67Porto Rico 0112
68Taipé 0112
69Botsuana 0101
70Chipre 0101
71Gabão 0101
72Guatemala 0101
73Montenegro 0101
74Portugal 0101
75Catar 0022
76Cingapura 0022
77Grécia 0022
78Moldávia 0022
79Afeganistão 0011
80Arábia Saudita 0011
81Bahrein 0011
82Hong Kong 0011
83Kuwait 0011
84Marrocos 0011
85Tajiquistão 0011
86Angola 0000
87Camarões 0000
88Emirados Árabes Unidos 0000
89Honduras 0000
90Islândia 0000
91Nigéria 0000
92Paquistão 0000
93Senegal 0000
94Uruguai 0000