sábado, 14 de junho de 2014

OS PREPARATIVOS PARA ABERTURA DA COPA 2014 NO BRASIL

Os números da cerimônia de abertura da Copa do Mundo

Confira todas as informações do aguardado espetáculo que contará com shows de luzes, música e dança

11/06/2014 | 07h01
Os números da cerimônia de abertura da Copa do Mundo Jefferson Botega/Agencia RBS
Arena Corinthians será palco para a cerimônia de abertura da 20ª Copa do Mundo Foto: Jefferson Botega / Agencia RBS
Confira como será a cerimônia de abertura oficial da Copa do Mundo no Brasil, a partir das 15h15min desta quinta-feira, na Arena Corinthians, o Itaquerão, em São Paulo.

61,6 mil pessoasVão assistir a abertura da Copa, entre torcedores, jornalistas, dirigentes, chefes de Estado e convidados da Fifa. Inicialmente, a Fifa pretendia ter 68 mil espectadores na Arena Corinthians, mas reduziu a lotação após descontar assentos com visão prejudicada e aqueles inutilizados para não comprometer a geração de imagens. Os ingressos estão esgotados.


Itaquerão estará lotado para acompanhar a cerimônia e a partida inaugural do Mundial. Foto: Nelson Almeida/AFP
34 câmerasoficiais da Fifa irão filmar tudo em HD. A entidade pretende apontar câmeras específicas para captar detalhes dos jogos, desde a entrada dos atletas no túnel dos vestiários até cobranças de escanteio. A cerimônia será transmitida ao vivo pela RBS TV.

600 bailarinosvão participar do espetáculo, com direção artística da belga Daphné Cornez. No elenco, há ginastas acrobatas e de trampolim, capoeiristas e pernas-de-pau.

84 horasfoi o tempo de ensaio do elenco para a cerimônia.

25 minutosé o tempo de duração previsto para a cerimônia de abertura.

A coreografiaSegundo a Fifa, a cerimônia de abertura é uma homenagem ao Brasil e seus tesouros: a natureza, as pessoas e o futebol. Cada um deles será representado por personagens e adereços. A grande atração será uma bola central "viva", que se movimentará durante a apresentação, com 90 mil clusters com 7 mil nits de luminosidade.

A músicaO rapper Pitbull e a cantora Cláudia Leitte, acompanhados pelos ritmistas do Olodum, encerram a cerimônia interpretando a canção oficial do evento, We Are One. Jennifer Lopez, que também canta a música, não participará.


Uma das vozes da canção oficial da Copa, Jennifer Lopez não comparecerá ao evento. Foto: Michele Pradella/AFP
O palcoTodos os elementos da cenografia foram testados com o acompanhamento de um especialista em gramados para não prejudicar o jogo. Nos testes, os objetos foram colocados na grama por quatro horas, a umidade e a reação do campo foram medidas antes e depois, durante quatro dias. Não serão usados objetos pontiagudos nem muito pesados no gramado. O uso de iluminação ou fogos de artifício será comedido, até porque a cerimônia ocorrerá durante o dia.

11 chefes de Estadovão acompanhar a cerimônia de abertura no Itaquerão, ao lado da presidente Dilma Rousseff e do secretário-geral da Organização das Nações Unidas, Ban Ki-moon.

Confirmaram presença, segundo o Palácio do Planalto:

- O primeiro-ministro da Croácia, Zorán Milanovic;
- A presidente do Chile, Michelle Bachelet;
- O presidente do Equador, Rafael Correa;
- O presidente do Uruguai, José Mujica;
- O presidente de Gana, John Dramani Mahama;
- O presidente de Angola, José Eduardo dos Santos;
- O presidente da Bolívia, Evo Morales;
- O presidente do Gabão, Ali Bongo Odimba;
- O presidente do Paraguai, Horácio Cartes;
- O presidente do Suriname, Desiré Delano Bouterse;
- O emir do Catar, Tamin Bin Hamad Al Thani.

Nenhum comentário:

Postar um comentário