Botafogo reage, empata com Fluminense e rivais têm sequência interrompida
Reprodução/ESPN

Botafogo e Fluminense chegaram embalados para o clássico da nona rodada do Campeonato Brasileiro, neste domingo, o Flu saiu na frente com Fred, mas o Bota reagiu com Andrezinho e decretou o empate em 1 a 1, no Engenhão.

O resultado quebra a boa sequência das duas equipes no Campeonato Brasileiro. O Botafogo vinha de duas vitórias consecutivas, sendo a última delas em cima do campeão da Libertadores, o Corinthians, no Pacaembu. O Fluminense havia vencido as quatro partidas anteriores - é o único invicto da competição.

A diferença do Flu, segundo colocado, com 19 pontos, para o Atlético-MG, líder, fica em três pontos A equipe tricolor pode ser ultrapassada pelo Vasco, que tem 17 pontos e ainda hoje enfrenta o Atlético-GO, em São Januário. . O Botafogo está na quarta posição, com 16. Na próxima quarta-feira, às 19h30 - horário de Brasília -, o Botafogo visita o Santos. No dia seguinte, às 21h, o Fluminense recebe o Bahia.



O time alvinegro contou novamente com a torcida de Clarence Seedorf na tribuna do Engenhão. A estrela botafoguense ainda trabalha para adquirir forma física para a estreia no Brasil. O Fluminense não teve Diego Cavalieri, que sofreu com uma virose e Deco, suspenso.

O jogo

O primeiro tempo do clássico mais antigo do futebol carioca começou dando mostras de que o duelo seria movimentado. Com 6 minutos, as duas equipes já tinham desperdiçado uma boa chance de abrir o placar.

O primeiro a chegar com perigo foi o Tricolor, aos 5 minutos. Thiago Neves cobrou uma falta na linha lateral da área pela esquerda, e levantou na pequena área. Fred, na frente de Jéfferson, cabeceou no travessão.

No minuto seguinte, a resposta do Fogão. Num contra-ataque em velocidade, o zagueiro Anderson tentou o corte mas a bola sobrou para Andrezinho na intermediária. Ele se aproximou da área e arriscou rasteiro no canto direito, mas Ricardo Berna se esticou e espalmou para escanteio.

A partir daí, as duas defesas acertaram a marcação e passaram a levar vantagem sobre os ataques. O jogo ficou travado, sem emoções, e as oportunidades de gol diminuíram. Somente o Flu conseguiu outra conclusão a gol no primeiro tempo, aos 32 minutos, num chute de Thiago Neves da entrada da área, que Jéfferson defendeu.

Ciente das dificuldades de penetração de sua equipe, Oswaldo de Oliveira tirou Cidinho no intervalo para a entrada de Fellype Gabriel. Com o meia, a equipe Alvinegra ganhou em movimentação e passou a explorar melhor os dois lados do campo.

Mas foi quando o Bota subiu de produção que o Flu abriu o placar e deu nova vida ao clássico. Aos 8 minutos, Thiago Neves cobrou escanteio pela esquerda do ataque, e Fred subiu mais que a zaga para cabecear, na linha da pequena área, para o fundo das redes, no canto esquerdo de Jéfferson.

O gol deixou o jogo mais aberto e corrido. O Bota não se intimidou e manteve a postura com a qual voltou dos vestiários.

O gol de empate não tardou e saiu de uma bela jogada pelo lado esquerdo. Aos 21, Márcio Azevedo tabelou com Elkeson e entrou na área. Com um corte seco, se livrou do marcador, levantou a cabeça e viu Andrezinho entrando livre do outro lado. De trivela, o lateral Alvinegro levantou e o meia cabeceou para às redes.

O jogo continuou movimentado por mais uns quinze minutos, até que as duas equipes começassem a considerar o empate um bom resultado e diminuíssem o ímpeto ofensivo.

Cada equipe ainda conseguiu produzir uma boa chance de gol. O Bota teve tudo para virar aos 30. Márcio Azevedo puxou o contra-ataque e acionou Elkeson na esquerda. O atacante avançou e tentou o passe para Fellype Gabriel no meio, mas a zaga cortou. O próprio Elkeson aproveitou o rebote e tocou para Fellype Gabriel na marca do pênalti. O meia chutou em cima de Ricardo Berna. No rebote, Vítor Júnior chutou mas a bola bateu na zaga.

O Fluminense chegou ao gol de Jéfferson aos 34, numa cabeçada de Fred, que saiu pela linha de fundo, à direita da meta.

FICHA TÉCNICABOTAFOGO 1 X 1 FLUMINENSE

Local: Estádio Olímpico João Havelange, o Engenhão, no Rio de Janeiro (RJ)

Data: 15 de julho de 2012 (Domingo)

Horário: 16 horas (de Brasília)

Árbitro: Wilson Luiz Seneme (Fifa-SP)

Assistentes: Emerson de Carvalho (Fifa-SP) e Marcelo Van Gasse (Fifa-SP)

Cartões amarelos: Márcio Azevedo, Jadson (Botafogo); Samuel, Thiago Neves (Fluminense)

Gols:

BOTAFOGO: Andrezinho, aos 21 min do 2º tempo